top of page

Aprendendo com o Pai


ree

Quando Abraham Lincoln foi presidente dos Estados Unidos, um cavaleiro de alta posição lhe provocou:


- Apenas não se esqueça que seu pai fazia sapatos para o meu pai!


Ao que Lincoln respondeu:


"Senhor, eu sei que meu pai costumava fazer sapatos para a sua família e para muitos outros que estão aqui, porque ele fazia sapatos do jeito que ninguém mais faz. Seus sapatos não eram só sapatos, ele fazia com toda a sua alma, mas eu quero te perguntar agora, você tem alguma reclamação? Eu também sei como fazer sapatos. Se você tiver reclamação, eu posso fazer outro par pra você. Mas até onde eu sei, nunca ninguém reclamou dos sapatos do meu pai. Ele era um gênio e eu tenho muito orgulho dele".


Isso porque, diferentemente dos gregos e da sociedade medieval, Abraham Lincoln e boa parte de sua geração foram ensinados que as atividades manuais não são inferiores às atividades intelectuais, pois todas as profissões são igualmente dignas e devem ser exercidas para a Glória de Deus.


Ou seja, não foi lendo livros e exercitando a sua dialética que Lincoln aprendeu os grandes valores. Embora essas atividades sejam boas e necessárias, o fato é que foi trabalhando e convivendo com seu pai que ele aprendeu os princípios de caráter necessários para o êxito em qualquer área de atuação.


Apesar do meu trabalho atual ser mais intelectual, eu gosto que meus filhos me vejam trabalhando em tarefas práticas do dia a dia, e quero que eles aprendam algumas coisas básicas que todo homem deveria saber. Quero poder incentiva-los caso algum deles tenha mais habilidade ou inclinação a alguma profissão manual.


Mas mais do que tudo, quero que eles carreguem consigo os princípios básicos do evangelho como fazer tudo para a Glória de Deus, ser sempre honesto, e estar disposto a reparar os erros cometidos aos outros.

 
 
 

Comentários


bottom of page